Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ACUPUNTURA : UM TRATAMENTO A MAIS PARA A DEPRESSÃO

O que é depressão?

      A Sociedade Brasileira de Psiquiatria Clínica define depressão como uma doença que afeta pensamentos, sentimentos, saúde e comportamento. A doença é constante. Pessoas deprimidas apresentam determinados sintomas quase que diariamente Há diversos sintomas, como alterações do humor ,tristeza, melancolia, angustia, aflição,pensamentos  pessimistas e são freqüentes as idéias de suicídio ou morte. A doença afeta a atividade psicomotora, trazendo dificuldades de raciocínio, concentração, atenção, memória, além de atrapalhar os movimentos.
       Em alguns casos mais raros a pessoa pode ficar muito agitada, o doente é incapaz de sentir prazer, não reagindo nem a estímulos do corpo como alimentação, o apetite diminui e apenas 10% sentem um aumento no apetite.O instinto sexual diminui e ocorre uma alteração do sono e da vígilia. O deprimido sofre de insônia, tem vários despertares durante a noite e é característico um despertar precoce de duas horas antes do habitual. A avaliação da realidade do doente fica distorcida, em uma tendência autodepreciativa, desesperança e desamparo. O pessimismo é marcante, em casos graves ocorrem delírios.
       É importante observar que um sintoma depressivo não é suficiente para fazer um diagnóstico. A diferença em relação à tristeza está na quantidade e na qualidade dos sintomas, para isso é importante consultar um médico psiquiatra / neurologista..

Como o tratamento com Acupuntura pode ajudar?
       Em muitos casos a Acupuntura age como um facilitador, melhorando o bem estar, a ansiedade, a angustia, a tristeza , entre outros sintomas associados a depressão, citados acima.
       No tratamento com Acupuntura , após uma avaliação, são escolhidos pontos específicos para cada indivíduo, tendo o estímulo necessário para cada órgão ou víscera que estejam em estagnação ou excesso energético. Essas picadinhas ou estimulação com Raios LASER (para quem não gosta de agulhas)despertam o sistema nervoso, liberando diversos hormônios e substâncias neurotransmissoras. Destaque para a endorfina, responsável por causar a sensação de bem-estar e relaxamento, auxiliando no reequilíbrio da saúde mental e emocional dos indivíduos. A técnica é uma ótima forma para relaxar, pois dispersa a ansiedade e as tensões, causa uma melhora imediata no sono, na disposição, além de outros benefícios que vão depender da idade e do sexo do paciente. O principal objetivo da técnica é tratar o ser humano como um todo.
    É sempre bom lembrar que, para a depressão, quando se associa tratamento com médico, psicólogo e Acupuntura, o resultado é sempre mais eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá...
Que bom q vai comentar...sua opinião é muito importante pra mim!
Obrigada