Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Acupuntura como benefício de tratamento nos pacientes com câncer

"Terapia complementar pode reduzir efeitos colaterais ocasionados pela Quimioterapia e Radioterapia"

      A Acupuntura é uma terapia complementar da Medicina Tradicional Chinesa com o objetivo de melhorar a função dos órgãos, vísceras, glândulas, diminuir ou eliminar a dor e trazer equilíbrio nas emoções. Isto ocorre graças à liberação de neurotransmissores como a serotonina, a B-endorfina, a dinorfina e muitas outras substâncias analgésicas endógenas.
     O fato de a Acupuntura manter ou trazer a saúde perdida também auxilia pacientes com câncer. Em 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, a acupunturista e professora do Instituto Brasileiro de Acupuntura e Massoterapia (IBRAM), Rosana Souto Cruz, explica que estudos mais recentes têm comprovado que a terapia complementar chinesa ajuda a modular o sistema imunológico, o mais afetado com os tratamentos de Quimioterapia e Radioterapia.
Por meio da Acupuntura é possível melhorar a qualidade de vida do paciente com câncer, aliviando  dor e os efeitos colaterais decorrentes das terapias convencionais. “Após sessões de  Acupuntura, pacientes tiveram aumento da contagem de células brancas do sangue para os níveis normais, maior produção e função de linfócitos T, melhora na defesa natural do organismo e resposta imune, e restabelecimento da homeostase fisiológica”, afirma Rosana.
   A Medicina Tradicional Chinesa tem grande potencial em reduzir os efeitos colaterais provocados pela Quimioterapia e Radioterapia, ação importante no controle de sintomas, como diminuir ou acabar com a dor, controlar náuseas, vômitos, diarreia, desidratação, melhorar a imunidade, devolver ao paciente ânimo, disposição e vontade de viver
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá...
Que bom q vai comentar...sua opinião é muito importante pra mim!
Obrigada