Pesquisar este blog

sábado, 11 de agosto de 2012

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DO REUMATISMO



Em 30 de outubro comemora-se o Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo. A data faz parte do programa de prevenção do Ministério da Saúde e ocorre anualmente a fim de conscientizar a população sobre os problemas reumatológicos no Brasil. A doença é considerada uma das principais desordens de saúde.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Acupuntura(IBRAM)
 existem mais de 100 tipos de reumatismo, todos relacionados com algum distúrbio ou inflamação em uma ou várias articulações que atingem com frequência a terceira idade. Na Medicina Convencional Ocidental, os tratamentos possíveis para a artrite são vários. No entanto, a Medicina Oriental também pode trazer benefícios, principalmente, aliviando a dor e outros sintomas.

A Acupuntura, terapia complementar que não causa reações secundárias, faz com que o método milenar chinês seja preferido por muitos que estão cansados das medicações orais, cheias de contraindicações e efeitos colaterais. Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que em casos de osteoartrite a Acupuntura apresenta uma eficácia superior à apresentada pela medicação convencional, chegando a 61%. Nos casos de artrite reumatóide, a Acupuntura apresenta alívio da dor e melhora os sintomas em 65%. A terapêutica chinesa deixa o processo inflamatório menos intenso, diminui a quantidade de medicamentos e reduz o desgaste do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá...
Que bom q vai comentar...sua opinião é muito importante pra mim!
Obrigada